O fundador

ANTÔNIO DO LIVRO

Autor do projeto Cultura no Ônibus

Nascido no Maranhão, Antônio chegou ao Distrito Federal no ano de 1993, vindo de uma família de agricultores humildes. Estudou em escolas públicas, superando grandes dificuldades, tendo por vezes apelado aos colegas para conseguir livros e materiais emprestados para que pudesse seguir com seus estudos.

Trabalha na concessionária de transporte coletivo Piracicabana DF como coordenador do Cultura no Ônibus, mas iniciou na empresa na função de cobrador. O projeto começou em 2003, com apenas um livro. Depois, Antônio colocou livros em uma caixa de sapato ao lado da roleta e hoje a frota da Piracicabana DF conta com estantes do projeto.

Antônio sempre foi ligado à leitura, apesar de nunca ter recebido incentivo nas instituições onde estudou. Conhece muito bem os benefícios que a leitura proporciona ao ser humano e também a dificuldade que as pessoas de baixa renda têm para adquirir livros e terem acesso à cultura.

Convive diariamente com pessoas humildes, estudantes em busca de seus sonhos, crianças, adolescentes e adultos que muitas vezes percorrem grandes distâncias para irem estudar, trabalhar, passear, permanecendo muito tempo dentro do ônibus, sem opção alguma de lazer ou entretenimento. Com o projeto, o passageiro tem a opção de ler durante a viagem, de levar emprestado ou indicar o livro à outra pessoa.

Com dois filhos, Antônio busca diariamente incentivá-los a ler, estudar e produzir conhecimento, pois sabe que sem cultura em um ambiente competitivo, como é o mundo de hoje, eles não terão grandes possibilidades de se realizarem. Acredita muito na leitura como forma de mudança social e busca cada vez mais difundir esse maravilhoso hábito.